Oxford Biomedica e Santen celebraram colaboração de Investigação & Desenvolvimento e Acordo de Opção e Licença com vista ao desenvolvimento de vetores de terapia genética para a doença hereditária da retina.
Oxford, Reino Unido e Osaka, Japão – A Oxford Biomedica plc (LSE:OXB), um dos maiores grupos do setor da terapia genética e celular e a Santen Pharmaceutical Co., Ltd., líder do mercado japonês de produtos farmacêuticos oftalmológicos sujeitos a prescrição, que conta com uma presença global em mais de 60 países, anunciaram hoje que celebraram uma colaboração de Investigação e Desenvolvimento e um Acordo de Opção e Licença com vista à investigação e desenvolvimento de produtos de terapia genética para o tratamento da doença hereditária da retina. As doenças hereditárias da retina são um grupo de doenças raras provocadas por um de mais de 260 genes diferentes, nas quais a mutação resulta na perda da visão ou cegueira1.
As doenças hereditárias da retina são as candidatas ideais à terapia genética, uma vez que muitas das mutações genéticas responsáveis foram já identificadas1,2. Além disso, o olho é um órgão facilmente acessível que viabiliza a administração direta de vetores de terapia genética ao tecido doente. Uma das principais vantagens dos vetores lentivirais é a sua capacidade de administrar grandes genes terapêuticos, o que representa um desafio técnico com outros sistemas de vetor3.
John Dawson, Diretor Executivo da Oxford Biomedica, declarou:
"Estamos muitos satisfeitos com a nossa primeira colaboração no Japão. A Santen é uma das maiores empresas multinacionais de oftalmologia e desenvolve produtos inovadores de terapia genética para o tratamento de doenças hereditárias graves da retina que afetam doentes com poucas ou nenhumas opções de terapia. Acreditamos que a nossa plataforma LentiVector® é particularmente adequada à administração de grandes genes ao olho. O nosso objetivo é trabalhar com a Santen numa verdadeira parceria que nos permita explorar as respetivas capacidades, em vetores de terapia genética e doenças hereditárias da retina, para podermos maximizar o valor deste importante programa de Investigação e Desenvolvimento."
O Doutor Naveed Shams, Médico, Diretor-chefe Científico e Diretor Global de Investigação e Desenvolvimento da Santen, referiu:
"Foi com um grande entusiasmo que estabelecemos a parceria com a Oxford Biomedica, que nos permitirá recorrer à sua plataforma de vetor lentiviral com vista ao desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças hereditárias da retina. Uma abordagem de terapia genética ao tratamento das doenças hereditárias da retina permitirá à Santen dar uma resposta às necessidades dos doentes que sofrem de distrofias retinais hereditárias. Esta importante colaboração dará seguimento aos esforços continuados de investigação da Santen no âmbito do Programa CiCLE da Agência Japonesa de Pesquisa e Desenvolvimento Médico, e fortalece ainda mais o nosso empenho em resolver os desafios enfrentados nas prestação de cuidados oftalmológicos."
Referências:
1. Fonte: US National Library of Medicine National Institutes of Health Translational Vision & Science Technology https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6052953/ [último acesso setembro de 2019]
2. Fonte: American Society of Gene & Cell Therapy Inherited Retinal Diseases https://www.asgct.org/education/inherited-retinal-diseases[último acesso setembro de 2019]
3. Fonte: Gene Therapy Net.com Lentiviral Vectors http://www.genetherapynet.com/viral-vector/lentiviruses.html [último acesso setembro de 2019]
NP-SANTEN-PT-0005
Data da preparação: março 2020